06 - Realizei uma biópsia, porém não posso levar de imediato ao laboratório. Preciso colocar o material na geladeira ou no congelador?
Se o material está armazenado em recipiente adequado com solução de formalina em quantidade suficiente para cobrir o material, você pode deixa-lo à temperatura ambiente. Mas logo que possível encaminhe ao IPJ.
Em caso de peças cirúrgicas / peças anatômicas maiores estas devem ser encaminhadas com maior rapidez, tendo em vista que a formalina demora para penetrar em órgãos ou tecidos maiores, prejudicando o estudo anatomopatológico.
08 - Qual o tempo de preservação do meio líquido para realização da captura híbrida?
A tempo limite de preservação do DNA das células no meio líquido é de aproximadamente 45 dias, mantido à temperatura ambiente em local seco e ao abrigo da luz.
10 - Preciso de uma segunda via do laudo. Como a obtenho?
Entre em contato com o IPJ.
12 - Meu médico solicitou blocos ou lâminas de exame realizado no laboratório para um revisão de lâmina, segundo ele uma nova avaliação. O resultado está errado?
Não. Na nossa especialidade é comum os procedimentos conhecido como "revisão de lâmina", onde uma segunda opinião é realizada.
Este procedimentos visa a segurança do paciente, certificando aquele diagnóstico.
O IPJ não faz restrições, caso o próprio paciente ou familiar de primeiro grau traga a solicitação médica e assine o termo de responsabilidade de retirada do material.
O IPJ sabe a importância desse procedimento e também realiza este procedimento, pois faz parte da rotina de vários serviços que só tratam o paciente, se tiver o parecer do laboratório de confiança.
14 - Não posso retirar o resultado do meu exame pessoalmente? O que faço.
Entre em contato com o IPJ, pois o laudos podem ser disponibilizados via Internet, via fax, via correio, via entrega expressa ou autorize alguém de sua confiança a retirá-lo. (Deverá portar sua autorização e documento RG/CPF).
16 - Fui avisado que meu exame não ficará pronto na data prevista. Devo me preocupar?
Não. Na dependência da complexidade do exame ou da natureza do material examinado (tecido ósseo ou calcificado), é necessário mais tempo para as etapas técnicas. Quando da saída do resultado, o laboratório entrará em contato.
18 - O que é um exame de imuno-histoquímica?
Exame utiliza reações de antígeno-anticorpos. Detecta antígenos específicos nas células ou tecidos. É muito utilizados em tumores, classificação dos linfomas e para indicar alguns tratamentos oncológicos.
20 - Tabela CBHPM - Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos:
A Associação Médica Brasileira a disponibiliza on line pelo seguinte endereço:
http://www.ramb.org.br/CBHPM_4_Edicao.pdf
(Conteúdo protegido por direitos autorais.)
Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos | Procedimentos Diagnósticos | Anatomia Patológica e Citopatologia | Páginas 161-163.
22 - Onde fica o IPJ?
O IPJ fica localizado na Rua Salgado Filho nº446, Centro de Joaçaba, próximo ao HUST (Hospital Universitários Santa Terezinha) em frente ao IGP (Instituto Geral de Perícias).
07 - Preciso de fotomicrografias médicas para trabalhos científicos, o laboratório oferece este serviço?
O laboratório busca sempre o embasamento científico para realizar o correto e preciso diagnóstico, além disso trabalhamos com ensino e pesquisa universitária. Entre em contato para maiores informações.
09 - O frasco ou a lâmina do meu exame quebrou. O que fazer?
Entre em contato com o IPJ para orientações.
11 - Qualquer pessoa pode retirar o resultado do meu exame no laboratório?
Os laudos dos exames só podem ser retirados pelo paciente com documento de identificação ou autorização prévia do paciente. O procedimento diagnóstico realizado pelo IPJ é sigiloso e as informações contidas no laudo são de importância para o paciente e para seu médico assistente.
13 - Quanto tempo leva para meu exame ficar pronto?
O exames são liberados no máximo em 10 dias úteis.
Estudos complementares como imuno-histoquímica, captura híbrida e outros métodos de biologia molecular podem demorar mais tempo para a liberação do laudo.
15 - Tenho um projeto de pesquisa. Preciso lâminas histológicas do meu material.
O Laboratório proporciona ao pesquisador toda a infra-estrutura necessária para a confecção de lâminas, preparados histoquímicos e imunoistoquímico. Entre em contato, teremos prazer em auxiliá-lo.
17 - Está tarde ou não posso levar o exame no IPJ. Tem algum problema se eu levar no outro dia? Isto interfere no resultado do exame ? Terei de coletar este exame novamente?
Caso o material do seu exame esteja em recipiente adequado com solução de formalina, álcool ou outro fixador em quantidade suficiente, não há problema.
Amostras de urina, escarro e outras secreções colhidas a fresco devem ser preferentemente enviadas para o laboratório. Se não for possível, manter em geladeira (não congelar).
Apenas os exames de Imunofluorescência devem ser encaminhadas ao IPJ imediatamente em meio de tranporte próprio para este exame. Antes de realizá-lo entre em contato com o IPJ para as orientações específicas deste procedimento.
19 - Qual o horário de atendimento do IPJ?
Segunda a sexta-feira das 07:00h às 19:00h, sem fechar ao meio-dia.
21 - Não moro em Joaçaba, mas gostaria de enviar exame ao IPJ. É possível?
Sim, atualmente realizamos exames de várias cidades de Santa Catarina. Entre em contato com IPJ para saber como proceder.
23 - Existe a possibilidade de receber meu resultado por e-mail?
Sim, existe esta possibilidade. Entre em contato com o IPJ.
24 - Sou médico, preciso de material para acondicionar amostras, o laboratório fornece?
Sim, o IPJ fornece recipientes adequados e solução de formalina tamponada (formol 10% neutro), kits de meio líquido ThinPrep, e outro tipos de materiais. Entre em contato com o IPJ.